Tempo de leitura: 11 minutos
Essa não é uma discussão nova. Há muito tempo profissionais do marketing digital entram nesse embate sobre tráfego orgânico.
Afinal, é melhor investir em tráfego pago via Google Adwords? Ou é melhor simplesmente investir no tráfego orgânico, como técnicas de SEO, por exemplo?
Alguns dizem que o tráfego pago pode dar resultados mais sólidos. Outros acreditam que o tráfego orgânico é o grande responsável pela massa de leads qualificados que entram no seu blog.
E outros dizem que a melhore estratégia que pode ser aplicada é fazer uso tanto do tráfego pago quanto do tráfego orgânico.
E agora, Wander? Qual dos dois eu devo utilizar para o meu negócio?
Qual, de fato, é a melhor estratégia que eu posso aplicar no meu blog para gerar mais tráfego qualificado?
Eu posso garantir para você. Se você der foco em somente uma estratégia e abrir mão da outra, não terá resultados tão expressivos. A combinação das duas estratégias é a melhor forma de gerar um tráfego qualificado cada vez maior para o seu blog.
A questão é: como aplicar da melhor forma as duas estratégias?
Se você quiser saber mais sobre a junção do tráfego orgânico com a do tráfego pago, continue lendo abaixo! Hoje, eu trouxe informações bastante importante para quem quiser aplicar a melhor estratégia para atrair mais leads qualificados.
Tenha uma boa leitura!
Contents
Tráfego Orgânico e Google Adwords: Entenda Algumas Diferenças Básicas
Entenda que falar sobre Google Adwords e, por exemplo, Facebook Ads, não é a mesma coisa que falar sobre Adwords e tráfego orgânico.
Não existe e não deve existir competição entre as duas técnicas! Você não só pode, como deve fazer uso das duas estratégias para obter um resultado ainda mais efetivo para o seu negócio.
Vejo muitas pessoas pensando se deveriam investir ou no tráfego orgânico ou no pago. Mas entenda que é perfeitamente possível investir nos dois, inclusive, é o mais recomendado.
Pensar se é preciso investir em tráfego pago ou orgânico é o mesmo que pensar se hoje você vai almoçar macarronada ou lavar a roupa. Não faz o menor sentido comparar os dois!
Inclusive, você pode dar uma pesquisada no Google e procurar sobre pesquisas que o próprio buscador fez em 2012. O próprio Google chegou à conclusão de que mixar as duas estratégias era muito mais interessante do que investir apenas no Adwords.
E, levando em consideração que o Google ganha sua principal fonte de renda justamente do Adwords, não faria sentido incentivar as pessoas a trabalharem também o tráfego orgânico.
A própria pesquisa feita pelo Google chegou à conclusão de que o CTR de um site pode ser muito, mas muito superior se, além de ele conseguir se posicionar na primeira página através do tráfego orgânico, também investir em Adwords.
Afinal, quem quer ganhar visibilidade e espaço no mercado, precisa necessariamente dessa consolidação.
Faça As Contas
Pense um pouco pelo lado estatístico agora, também. O Google disponibiliza no total, na primeira página, 17 espaços, sendo 10 sites que aparecem via orgânica e 7 sites disponibilizados pelo Adwords, através dos links patrocinados.
Se você investir apenas no tráfego orgânico, terá 1 chance em 17 de aparecer, certo? Mas, se você investir em tráfego orgânico e pago, terá 2 chances em 17. Ou seja, você dobra a sua própria probabilidade de aparecer na primeira página do Google.
E, aparecer na primeira página do Google é o suprassumo para qualquer empresa que precise de visibilidade, que queira renome, vender ou consolidação.
E esse resultado não é importante apenas para buscas nacionais. Se o seu negócio está sendo expandido para fora do Brasil, será ainda mais importante.
E não importa também se a sua empresa é nova ou não, se o seu objetivo é ganhar leads, se consolidar ou vender mais. Independente do seu objetivo, aparecer nas primeiras colocações do Google é o que vai elevar sua posição.
A questão é: vale a pena esperar muito pelo tráfego orgânico para que ele comece a dar algum resultado? E quanto tempo de fato seria necessário esperar para que qualquer uma das duas estratégias desse um resultado realmente expressivo?
Ficou curioso (a) para saber? Continue comigo abaixo, então!
Por Onde Iniciar Esse Tipo De Estratégia?
Mesmo que você ainda seja novo nesse ramo, eu tenho quase certeza de que você já sabe diferenciar bem o que é tráfego orgânico de tráfego pago, e talvez até já tenha dado os primeiros passos sozinhos, certo?
Vamos fazer uma alegoria para que você possa entender melhor.
Imagine que você tem uma plantação de macieiras. Você não pode plantar uma semente e esperar colher a fruta no dia seguinte, não é?
Você precisa selecionar bem as sementes, arar a terra, plantar, regar, cuidar com adubo, manter pragas afastadas e esperar um bom tempo até que os primeiros frutos comecem a aparecer.
O SEO funciona da mesma maneira. Você precisa preparar a sua base, que no caso é o seu blog, escolher as melhores e mais bem ranqueadas palavras-chave, criar conteúdo de qualidade, aplicar diferentes estratégias para abordar leads, e então esperar que todas essas ações se incorporem ao Google definitivamente.
E, assim como a sua macieira, isso leva um tempo para acontecer! Não vai acontecer da noite para o dia.
Agora, se pensarmos no Google Adwords, a coisa funciona de forma um pouco diferente.
Ao invés de você precisar comprar as sementes, cuidar de todos aqueles processos e esperar meses até colher o primeiro fruto, seria a mesma coisa que ir até a feira mais próxima e comprar as maçãs já prontas para o consumo.
Como você está pagando para o Google, necessariamente a sua empresa precisa ser bem posicionada e aparecer para um público alvo bem específico que você quer atingir.
Ao anunciar no Google, o público alvo só terá acesso ao seu conteúdo via tráfego pago caso ele digite a palavra-chave.
E, como você já deve saber, para investir em Google Adwords você precisa investir dinheiro. No SEO não, já que as estratégias são trabalhadas internamente ou externamente ao seu blog.
É difícil estipular ao certo quanto tempo ambas as estratégias levam para dar algum resultado sólido.
Demora Para Dar Resultado?
Porém, a estimativa para que o SEO comece a dar resultados é de pelo menos 4 a 6 meses. E isso ainda depende muito do seu nicho de atuação. Em alguns nichos de mercado muito concorridos, por exemplo, esse tempo pode chegar a até 12 meses, ou mais!
Por isso o SEO é uma estratégia que demanda além de qualquer outra coisa, paciência!
Já o tráfego pago via Adwords pode começar a dar resultados logo no primeiro dia! Ou, dependendo da eficiência da campanha que você montar, nas primeiras horas.
Dica: o Google possui um suporte gratuito via telefone para quem quer começar a criar as primeiras campanhas. Se você ainda não tem uma ideia muito consistente do que fazer, poderá solicitar a ajuda da própria equipe do Google!
Beleza, até esse ponto você pode ter entendido tudo o que falamos.
Mas ainda não falamos sobre o principal, que inclusive é o tema deste artigo! Como gerar cliques orgânicos a partir do link patrocinado?
Geração De Tráfego Orgânico Via Links Patrocinados
Pode parecer muito estranho dizer isso, afinal, cada estratégia tem uma lógica própria.
Então, como um link patrocinado pode gerar tráfego orgânico para um negócio?
O primeiro ponto que você deve entender é que o Google avalia, acima de muitas outras coisas, a experiência que o usuário tem com o seu conteúdo.
Se o Google identificar que o que você oferece tem um valor real para o usuário, ganhará muito mais pontos. Que no caso medimos através do ranqueamento na página de buscas.
E você pode estar se perguntando agora: “Mas, Wander, como o Google sabe que uma página tem mais valor ou não? ”
Isso é difícil de mensurar em detalhes. Os responsáveis por isso são os algoritmos do Google, e somente a empresa entende como eles funcionam!
De qualquer forma, a experiência com o usuário conta muito para o Google. Por esse motivo, nem pense em sair comprando links a torto e a direito em qualquer site na tentativa de subir seu posicionamento, porque isso simplesmente não vai acontecer.
Agora, caso você invista dinheiro, e pague um anúncio dentro de alguma plataforma que não seja necessariamente o Google Adwords, ele enxerga valor e classifica seu site de acordo com as posições.
Lembrando: postar links é uma coisa. Criar anúncios é outra bem diferente!
Portanto, talvez você já tenha entendido aonde queremos chegar!
Gerando Tráfego Orgânico Por Outras Vias
Você pode criar um anúncio pago dentro de uma página, utilizando a mesma palavra-chave que utilizaria em uma campanha para o Google Adwords, por exemplo, e otimizar a sua página com as mesmas estratégias de SEO que você já utilizaria de qualquer forma.
Ou seja, a chance de o tráfego orgânico ser otimizado é maior, e consequentemente a chance de você atrair mais leads a partir de um link patrocinado é ainda maior.
E, dessa forma, você ganha tráfego oriundo de outra fonte sem precisar gastar com isso. Seria como pagar por 1 e levar 2!
Esse é um processo obrigatório, ou faz parte de uma das tantas regras de otimização do Google?
Não, não faz. Você não é obrigado a utilizar necessariamente essa estratégia. Porém, resultados apontam que essa estratégia é excelente para aumentar consideravelmente o número de visitas.
Dependendo das técnicas utilizadas para criar as campanhas, é possível até mesmo elevar em mais de 300% o número de visitas por mês. E isso considerando que você não invista tanto dinheiro em campanhas diretas pelo Google Adwords.
Você quer aumentar consideravelmente o seu volume de buscas sem precisar investir muito dinheiro? Então, tente colocar essa estratégia em prática e você verá o seu gráfico do Google Analytics disparando!
Conclusão
Porém, para que essa estratégia seja eficiente, você precisa prestar muita atenção no que eu vou dizer agora:
- É extremamente importante que a mesma keyword utilizada na página onde você vai anunciar também seja utilizada na campanha veiculada no Google Adwords, caso você também crie uma lá;
- Não foque somente no SEO On Page, em técnicas que já discutimos bastante antes. O SEO Off Page é igualmente importante, e você precisa equilibrar bem os dois, principalmente o link building. É isso que aumentará o seu score no Google e melhorará o posicionamento da sua página!
- Não adianta começar a anunciar e parar logo na primeira semana. Para que você possa ver um resultado mais expressivo, é preciso anunciar por pelo menos um mês, para que você possa avaliar as métricas reais. Se você anunciar e parar logo na primeira semana, o desempenho cairá e você não terá a certeza de por qual motivo a campanha deu certo ou não!
Claro que essa é só mais uma das tantas estratégias que podem ser utilizadas para aumentar o tráfego de um blog. Mas, se você não puder investir muito dinheiro somente em tráfego pago, calma. Essa estratégia pode se encaixar muito bem às suas necessidades nesse momento!
O que você achou das estratégias de geração de tráfego pago mixada ao tráfego orgânico que foram passadas aqui hoje?
Coloque em prática hoje mesmo, e não se esqueça de voltar aqui depois e contar como os seus resultados fluíram com o seu blog!
E se você gostou das dicas, não se esqueça de deixar o seu comentário e a sua curtida abaixo!
Compartilhe também essas informações em suas redes sociais. Elas podem ser muito úteis para a nossa comunidade e pessoas que também estejam querendo entrar nesse mercado. Porém, ainda não possuem informações suficientes sobre esse tema!
Espero você aqui para o nosso próximo artigo. Até lá, boa sorte com os seus empreendimentos!
Link permanente
Link permanente
Parabéns pelo blog.
Adoro assuntos sobre marketing digital.
Tenho coisa boa e exclusiva sobre marketing digital.
Da uma espiada na minha página também ok?
Abraço.