Trabalho Em Casa E Não Consigo Manter a Motivação: Confira Dicas!

Tempo de leitura: 7 minutos

O trabalho em casa tem se tornado um cenário cada vez mais comum para os brasileiros através do Home Office e do empreendedorismo digital.

Cada vez mais pessoas passam a trabalhar em casa e aproveitar os benefícios que isso proporciona: economia de tempo, dinheiro e mais conforto.

Contudo, apesar de parecer que o trabalho em casa traz apenas vantagens, não é bem assim que a coisa funciona.

Essa liberdade toda que a pessoa passa a ter pode ser, na verdade, um grande desafio.

578375 PLVQVF 15 - Trabalho Em Casa E Não Consigo Manter a Motivação: Confira Dicas!

Se ela não souber se disciplinar, a produtividade pode cair muito. E junto a isso, o isolamento social também pode proporcionar um sentimento que evolui para a desmotivação.

Por isso, foi pensando nisso que hoje eu trouxe para você algumas dicas de como fazer do trabalho em casa algo que motive verdadeiramente você.

Portanto, acompanhe abaixo as dicas de hoje. Tenha uma boa leitura!

1- Cada Tarefa Tem o Seu Momento Certo

Claro que não precisar sair correndo de manhã para chegar ao escritório é um ponto positivo. Porém, você precisa aprender a administrar bem essa parte!

E eu não digo somente sobre as tarefas de fora do trabalho em casa. Você precisa aprender a separar um momento do dia para cada parte do seu trabalho.

Por exemplo, é preciso separar um tempo específico para responder e-mails. Outro tempo necessário para dividir as tarefas do dia. E também há uma hora certa para entrar em contato com clientes.

Portanto, antes de começar o seu trabalho em casa, crie um planejamento para otimizar o seu tempo.

Sem organização, você perderá a sua produtividade e poderá ficar desmotivado (a). Por isso, agende antes suas tarefas.

2- Vista-Se De Forma Adequada Para o Seu Trabalho Em Casa

É claro que, ao começar um trabalho em casa, você não precisa vestir terno e sapato social.

Porém, é muito importante também que você evite ficar de pijama o dia todo.

Existem estudos científicos que já comprovaram que isso causa uma sensação ruim para quem trabalha em casa.

A pessoa fica sem saber dividir o tempo de trabalho e o tempo de descanso. De certa forma, parece que ela pode descansar a qualquer momento.

E o trabalho em casa traz esse ponto negativo: se você não souber controlar muito bem esse ponto, acabará perdendo muito tempo útil do seu dia.

Existe uma hora certa para descansar. Não que você não possa tirar pausas ao longo do dia.

Pelo contrário, você não só pode como deve. Mas tome cuidado para não tirar pausas excessivas e também para que o tempo não seja longo demais.

3- Crie Um Ambiente De Trabalho

Outra coisa que pode ajudar muito você a criar mais motivação é criar um ambiente específico de trabalho.

Esqueça aquela coisa de trabalhar na cama. Eu sei que é bem mais confortável, mas também é uma porta para a distração e a improdutividade.

Dessa forma, monte um canto especialmente para isso na sua casa, com mesa e cadeiras adequadas, uma boa iluminação, uma escrivaninha e todos os acessórios necessários.

Porém, alguns dias é realmente difícil de manter o foco com o trabalho em casa.

Tudo parece motivo para largar o trabalho e ir fazer qualquer outra coisa.

Se isso acontecer, simplesmente mude seu ambiente de trabalho. Por que não um coworking? Lembre-se de que agora você tem total liberdade para escolher o seu próprio ambiente de trabalho!

Portanto, se você não conseguir se concentrar em casa, dê uma espairecida. Caminhe, coloque foco de novo, e se necessário mude seu ambiente de trabalho.

4- Não Fique Isolado (a) Das Pessoa

O trabalho em casa traz um ponto negativo: sem querer, as pessoas acabam se isolando das outras.

Porém, é extremamente necessário que as pessoas mantenham esse contato mais próximo.

Portanto, é muito saudável que haja mais contato para que você possa conversar tanto sobre os assuntos de trabalho quanto sobre assuntos mais informais.

Claro que, nesse segundo caso, você deve saber a hora certa de fazer isso.

A solidão também pode atrapalhar a sua produtividade. Portanto, para que isso não aconteça, você tem três opções mais viáveis:

  • Faça mais vídeo conferências com colegas de trabalho e amigos. Esse contato visual pode melhorar bastante a situação de quem está desmotivado;
  • Comece a frequentar mais um espaço de trabalho compartilhado, como um coworking;
  • Marque de almoçar todos os dias com os seus amigos e/ou colegas de trabalho. Um simples almoço pode ser suficiente para você espairecer a mente, manter o foco e se manter mais motivado (a);

5- Encontre Aquela Pitadinha De Ingrediente Secreto Para Melhorar Seu Trabalho Em Casa

Você pode não ter percebido ainda, mas certamente existe alguma coisa que aumente a sua motivação no seu trabalho em casa.

Será que é tocar um pouco de música durante a tarde? Treinar um pouco o seu inglês? Caminhar de manhã? Ou então trabalhar em um café?

Independente do que for, comece a tornar um hábito para você. Quando você fizer isso, verá como a sua produtividade começará a crescer novamente.

Portanto, você aumentará sua motivação quando encontrar aquilo que te faz feliz. Por isso, comece a buscar mais o que pode ajudar você a aumentar novamente a sua produtividade.

6- Você Tem Privilégios – Não Se Esqueça Disso!

Quando você estiver se sentindo desmotivado (a) com o seu trabalho em casa, lembre-se: você é uma pessoa de muitos privilégios!

Sabe quantas pessoas têm essa oportunidade de trabalharem com o que gostam dentro de casa? Pouquíssimas!

Independente de você ser um empreendedor e trabalhar por conta própria, ou então de ter um chefe e trabalhar em um Home Office, não deixe essa oportunidade se esvair.

Você é dono do próprio nariz. Portanto, você escolhe quando vai trabalhar, qual a metodologia que usará, em qual ambiente trabalhará. E, algumas vezes, pode até mesmo decidir a média de dinheiro que quer ganhar durante o mês.

Portanto, não se esqueça de que a qualidade da sua vida pode aumentar consideravelmente com o seu trabalho em casa.

Aproveite cada segundo dessa oportunidade que poucas pessoas possam ter. Talvez isso ajude você a valorizar mais essa situação nos momentos em que não estiver se sentindo tão motivado (a).

Conclusão Sobre o Trabalho Em Casa

É importante que você aprenda a valorizar e a respeitar ainda mais o seu trabalho durante a semana.

Isso porque agora não há ninguém no seu pé cobrando resultados. Portanto, se você acha que isso é algo bom, tome cuidado.

Esse pensamento não é bom de se ter. Você pode acabar relaxando demais com as suas tarefas!

Portanto, por mais que você não tenha mais um chefe, esse é o tipo de pensamento que pode dar origem à desmotivação.

Sabe por quê? Porque isso pode virar uma bola de neve. A partir do momento em que você adota esse tipo de pensamento, para de se policiar em relação ao seu trabalho.

Começa a acumular as coisas, perde prazos, perde a produtividade, e dessa forma, fica sem vontade de trabalhar.

Portanto, não deixe esse pensamento fazer mais parte do seu dia a dia!

O que você achou sobre as dicas de hoje para aumentar a motivação trabalhando em casa?

Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário abaixo, e conte para nós mais sobre a sua experiência!

Não se esqueça também de compartilhar esse post em suas redes sociais e com todas aquelas pessoas que você conhece que trabalham em casa e não estão conseguindo manter a motivação lá no alto!

Fique de olho em nosso blog, porque em breve traremos mais artigos sobre empreendedorismo digital e fortalecimento de mindset para você. Bom trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *