Tempo de leitura: 11 minutos
Você sabe o que é um funil de vendas e como essa ferramenta pode ajudar você a converter um número de leads qualificados ainda maior?
Não? Então, você está no lugar certo! Hoje, vou ensinar para você como essa excelente ferramenta de marketing digital pode literalmente transformar o seu negócio em algo realmente lucrativo.
Sem um funil de vendas, o seu negócio pode perder muitos clientes em potencial. Sabia disso?
Contents
Por isso, hoje eu vou ensinar você:
- O significado do funil de vendas;
- Como se dá o seu funcionamento;
- O que significa cada etapa;
- Como criar o seu próprio;
Bem, vamos começar então.
Antes de qualquer coisa, você precisa entender o que significa um funil de vendas. Basicamente, é uma ferramenta que vai indicar o caminho para uma pessoa que acabou de ter o primeiro contato com o seu produto até a venda efetiva.
Ou seja: ele funciona, em termos, como um mapa, para que uma pessoa que saiba qual caminho percorrer até comprar o seu produto.
A compra de um produto ou serviço não funciona de forma tão direta. Esse processo é formado por algumas diferentes etapas. E durante essas etapas, o cliente acaba revelando para você quão próximo ele está de comprar ou não ou o seu produto.
Basicamente, podemos dividir esse processo em 5 etapas de forma simplificada:
- O cliente descobre que tem algum problema;
- Ele então ouve falar de você e do seu produto;
- Em seguida, ele pesquisa mais sobre o produto;
- A compra efetiva;
- A divulgação para outras pessoas, no famoso boca a boca;
Mas essas informações não podem simplesmente ficar soltas, não é? Isso tornaria o processo muito bagunçado. E por esse motivo um funil de vendas é criado.
Ele pega cada uma dessas etapas e cria divisões para cada uma delas. E através de um processo de maturação, você será capaz de determinar quão inclinado um cliente está a comprar um produto, e a hora certa para usar cada estratégia que o conduza à compra.
Para tanto, são utilizadas 3 etapas principais em um funil de vendas:
- O topo do funil
- O meio do funil
- E o fundo do funil;
O topo do funil é caracterizado por abordar a maior quantidade de pessoas possível durante o trajeto até a compra.
Nessa etapa, a pessoa ainda não sabe que tem um problema. Muitas vezes, ela só descobre quando tem esse primeiro contato com aquilo que você está oferecendo.
Ou seja: ela ainda não estava procurando por uma solução porque simplesmente não sabia que tinha um problema!
Nessa etapa, é extremamente importante investir em marketing de conteúdo. Oferecer a maior quantidade possível de conteúdo de qualidade é o que vai garantir que ela fique cada vez mais interessada em percorrer esse caminho até a compra.
Você é o especialista agora e deve agir como tal. Assim, sempre que essa pessoa tiver uma dúvida ou uma pergunta, é você quem ela vai procurar.
E lembre-se: nessa primeira etapa, você ainda não tem nenhuma informação sobre essas pessoas.
Você não sabe de onde elas são, nem a idade, nem o gênero, nem o que elas estão procurando. Por isso o investimento em marketing de conteúdo é tão importante. Ele será o responsável por guiar a pessoa até a próxima etapa!
O Meio e o Fundo do Funil
Para definir quando uma pessoa passa de uma etapa para outra, é necessário ter um parâmetro, concorda?
E qual parâmetro seria esse? Seria exatamente o fato de ela reconhecer que tem um problema e que precisa de uma solução.
Até esse ponto, é esperado que você já tenha oferecido conteúdo suficiente para que essa pessoa possa ser levada posteriormente para a etapa de compra.
No meio do funil, você lidará com pessoas que já entraram em contato com o seu negócio e que já forneceram alguns dados.
Esses dados devem ser suficientes para que você já possa começar a entender o tipo de público com o qual está lidando.
você está dando os passos certos!
Os leads ainda não terão total certeza de como solucionar um problema. Uma das alternativas que eles encontram, claro, é a compra do seu produto.
Mas isso ainda não é uma garantia de que eles realmente comprarão. Além disso, eles ainda não têm certeza se a compra é realmente a melhor solução. Mas você já estará no caminho certo, de qualquer forma.
Nunca aja com desonestidade, tentando vender o produto a qualquer custo mesmo que não seja a melhor solução para aquele caso. Mostre para essa pessoa a hora certa de comprar o produto e se é realmente a melhor opção para ela.
Quando você criar essa relação de confiança com o seu lead, ficará muito mais fácil estabelecer outras vendas futuras ou até mesmo fazer com que ele vá para a última etapa do funil.
É importante que você mostre para o seu lead que você está lá par ajudá-lo de verdade, e não somente para vender um produto.
Próxima etapa: fundo do funil!
Em teoria, seus leads já passaram por todas as etapas necessárias até a compra do produto.
Se você seguiu o passo a passo, sem pular nenhuma etapa, deve ter ganhado um bom reconhecimento no mercado e está pronto para começar a ganhar dinheiro de verdade.
Então, agora é a hora de usar outro tipo de estratégia, voltada para a venda dos produtos.
Agora, é hora de mostrar para seus leads que tornarão possíveis clientes em potencial os motivos para comprar seu produto.
Importante: um funil de vendas nem sempre deve seguir um percurso unidirecional.
Isso é, seus leads não precisarão necessariamente ser abordados no topo, passar pelo meio para então ir para o final.
Mas por que isso acontece?
Simples: cada pessoa pode estar em uma etapa do funil.
Por exemplo: se algumas pessoas já sabem que possuem um problema e que precisam de determinado produto para solucioná-lo, é inútil abordar essa pessoa na primeira etapa. Ela vai sim precisar de algum conteúdo para receber um direcionamento melhor, mas não precisa entender que já tem um problema.
Mas esse é apenas um exemplo.
O funil de vendas não funciona igual a todos, e muitos cometem erros de abordar todas as pessoas de forma igual.
Uma pessoa pode muito bem ir o fundo para o meio do funil, ou do meio para o início e então para o fundo, ou então fazer o caminho completamente inverso.
Como Funciona Um Funil?
Bem, agora você entendeu do que se trata um funil de vendas. Mas como usar essas informações a seu favor?
Ou melhor, como utilizar essas informações na prática na hora de construir o seu funil de vendas?
Vamos dar um exemplo prático agora para que você possa entender melhor.
Imagine que você tem um negócio próprio. Uma loja de bicicletas, e no seu blog, você fala muito sobre esportes radicais, bicicletas e os cuidados que se deve ter com ela.
No topo do seu funil, uma pessoa está procurando algo relacionado a esse assunto e acaba encontrando o seu blog ou site.
Então, ela começa a ler os seus artigos, e em um deles, onde você fala sobre freios, ela começa a perceber que a sua bicicleta está com problemas nos freios. Eles estão desgastados e é hora de trocar.
Depois de terminar o seu artigo, ela percebe que realmente tem um problema: os freios precisam ser trocados urgentemente!
Mas ela ainda não quer gastar dinheiro.
Então, de forma natural, ela acaba sendo conduzida para o meio do funil de vendas para descobrir se há alguma maneira de ela mesma consertar o freio.
E surpresa!
No meio do funil de vendas, esse é o tipo de conteúdo que você oferece relacionado ao reparo de freios.
Ou seja, ela já criou a consciência de que tem um problema que precisa ser resolvido e agora está buscando formas de como fazer isso.
Depois de ler alguns artigos, ela descobre que até conseguirá fazer algo temporário, mas precisará comprar outro freio. Então, ela decide comprar o produto, indo assim para o fundo do funil.
Quando ela chegar ao fundo do funil, começará a fazer uma comparação entre os produtos vendidos no mercado, preços, qualidade. Afinal, ela quer ter certeza de que estará fazendo uma boa compra.
Como ela já ganhou mais confiança com o seu site, ela resolve fazer uma busca dentro do seu próprio site. E lá, ela descobre uma página destinada a depoimentos dos seus clientes, e fica mais tranquila ao ver que só há depoimentos positivos sobre a qualidade do que você oferece.
E o que acontece?
Claro, ela compra o produto de você!
E, ao fazer a compra, ela ainda recebe um e-book gratuito que ensina como cuidar melhor da bicicleta. Ao perceber o valor que você oferece como produtor, pode ter certeza de que essa pessoa se tornará uma cliente fiel.
É Realmente Importante Usar Essa Ferramenta?
O Inbound Marketing cresceu muito nos últimos anos. Mesmo assim, muitos profissionais ainda abdicam do uso da ferramenta em prol de cuidados com a lista de e-mails marketing, gestão das redes sociais, etc.
Claro que isso também é bastante importante.
Contudo, se você acha que isso é suficiente para aumentar consideravelmente o número de leads, está errado.
Pense em você mesmo como um cliente por alguns minutos. Você não deve agir de forma muito diferente dos seus próprios clientes, eu imagino.
O que quero dizer é que hoje em dia a informação está na internet. Os clientes estão cada vez mais exigentes. Querem mais e mais informações sobre produtos de qualidade e que realmente agregarão algum valor. Elas precisam de produtos e prestadores de serviço que possam satisfazer suas necessidades de forma eficiente.
É claro que é importante cuidar do seu tráfego, de redes sociais, etc. Mas não fique parado nisso. Você precisa entender como e porque aqueles clientes chegaram até a sua empresa e os motivos pelos quais eles estão ali.
O uso de um funil de vendas pode, no final das contas, trazer vários benefícios para você, como:
- Aumento da produtividade, já que dá para ter uma ideia real do que os seus clientes querem e de quais são as maiores dificuldades que eles estão enfrentando no mercado;
- O funil de vendas também vai permitir que você possa acompanhar em tempo real o que os seus clientes estão fazendo e quantas compras estão sendo feitas;
- O funil de vendas poderá fornecer para você informações muito valiosas que poderão ajudar você a conduzir novos clientes por caminhos diferentes e mais eficientes. Além disso, essas informações são as chaves para que você possa otimizar técnicas que não estejam sendo muito eficientes na hora de vender ou nutrir os leads;
Hoje você aprendeu o que é um funil de vendas, como utilizá-lo para que você possa aumentar suas vendas.
E como percebe, essa ferramenta é extremamente importante para nutrir leads e fazer a conversão para um cliente fiel.
Antes de criar o seu próprio funil, não se esqueça de avaliar cuidadosamente o propósito inicial de cada etapa.
É isso que vai ajudar você a construir uma ferramenta realmente funcional.
Cada etapa do funil é essencial para nutrir um lead e levá-lo para a etapa seguinte. Se você não respeitar essa ordem, a ferramenta não servirá para absolutamente nada.
Quando o seu funil de vendas já estiver em funcionamento, não se esqueça de sempre acompanhar o seu tráfego e monitorar suas redes sociais.
Esse trabalho em conjunto vai fazer com que suas vendas disparem, bem como seu reconhecimento no mercado digital!
Gostou de saber mais sobre um funil de vendas?
Então, deixa o seu comentário aqui embaixo, e conte como você criou o seu funil e se já colocou ele para rodar!
Não se esqueça de curtir o post e de compartilhar em todas as suas redes sociais!