Tempo de leitura: 5 minutos
Você sabe o que significa copywriting e como essa técnica pode ajudar você a alavancar consideravelmente as suas vendas e conversões?
Trabalhar com marketing digital envolve uma centena de métricas diferentes. Mas não se esqueça de que é fundamental trabalhar também com o envolvimento da sua audiência. E o copywriting pode ser chave fundamental nesse processo.
Hoje, vamos falar mais sobre o copywriting e como ele pode ser uma arma poderosíssima de conversão para o seu blog!
Resumidamente, o copywriting nada mais é do que um conjunto de técnicas que visa fazer um texto vender mais.
Ou seja, o copywriting pode ser definido como a arte de escrever um texto que promova um serviço ou produto com intuito de venda.
Pode parecer simples, mas não é. Isso envolve escrever, editar e construir uma base que faça o leitor tomar a decisão esperada pelo vendedor.
Se você entendeu o conceito, deve ter percebido que o único intuito do copywriting não é vender. Mas também influenciar todo um público a tomar as ações desejadas. Você acha isso simples?
Um copywriting não bem produzido fica muito claro para qualquer profissional que entenda um pouco mais sobre essas técnicas. Fica claro quando vendedor não consegue envolver o seu público.
Esse cenário é bastante comum. Muitas empresas apostam somente em anúncios e se esquecem de investir em copywriting, achando que o anúncio é o bastante para promover um número maior de vendas.
Grande erro! Não investir em copywriting pode ser extremamente prejudicial para qualquer negócio. Inclusive o seu!
Inspirar e motivar um leitor pode não ser uma tarefa muito fácil. Por isso, confira as dicas que eu separei abaixo!
Contents
Motivando Seu Cliente Com o Copywriting: a Maior Dificuldade
Você se identifica com essa frase acima? Se sim, continue lendo abaixo o que eu separei para você.
Abaixo, eu darei 5 dicas de como você pode fortalecer o relacionamento com o seu público alvo. E, dessa forma, motivar mais seus clientes a tomarem a ação que você queira.
Repita Quantas Vezes For Necessário
Não tenha receio de parecer repetitivo em um texto. Na verdade, repetir alguma ideia ou frase algumas vezes ajudará a reforçar uma ideia para o cliente, ao mesmo tempo em que você passa mais confiança.
Além do mais, reforçar essa ideia ajudará a passar a ideia de que você realmente acredita naquilo que está dizendo.
Você pode argumentar de diferentes formas, através de fatos, ou histórias de clientes. Ou mesmo de cases de sucesso!
Compare
Se você quer fazer um bom copy, comece a fazer comparações e analogias. Elas são excelentes pra transmitir uma ideia!
Ou seja, o seu leitor/cliente pode já estar em processo de aceitação do que você está oferecendo. Se você der a cartada final oferecendo uma verdade, será muito fácil de realizar uma venda.
No entanto, as comparações devem ser feitas sempre dentro dos seus limites.
Uma prática que você deve evitar é ficar fazendo comparações com os produtos dos concorrentes. Primeiro porque não é algo ético de ser feito.
Segundo porque você abre portas para que o cliente vá pesquisar mais sobre o concorrente. E você não quer isso!
Apresente Mais Soluções
A primeira coisa que você deve fazer é ajudar o seu público a compreender que existe um problema a ser solucionado.
O passo seguinte é, de forma ética, fazer algumas provocações que toquem na ferida do cliente. E em seguida, oferecer uma solução que ele ainda não obteve com a concorrência.
Isso não é sadismo, nem falta de respeito. O que você está fazendo é lapidar uma relação de empatia que deve ser criada e mantida entre você e o cliente.
A ideia é você mostrar que entende os problemas pelos quais ele passa, e que você também já passou por eles. Mas ao contrário, ele terá alguém com quem contar. No caso, você!
Seu Cliente é Exclusivo
O ser humano precisa se sentir parte de um grupo. Isso é intrínseco às pessoas. Especialmente participar de um grupo seleto.
O seu papel é fazer o seu cliente se sentir parte especial do seu projeto. Convide seu cliente para grupos fechados e especiais.
Isso fará ele se sentir exclusivo, e é disso que ele precisa. Isso trará um diferencial para o seu negócio!
Você Já Criou Sua História?
Uma das técnicas mais utilizadas no copywriting é o storytelling. Nada mais é do que uma história criada para atrair mais audiência e fazer com que ela crie uma ligação especial com você.
Uma storytelling bem criada tem um poder de conversão altíssimo. Além disso, ela faz o cliente pensar. E mais: deixa que ele mesmo tire suas próprias conclusões. Ou seja, você cria uma história que faz com que o cliente se identifique fortemente com você, com a sua marca ou com a sua própria história.
O copywriting deve sempre andar ao lado do marketing de conteúdo. A verdade é que um não existe sem o outro.
A mesma coisa para o tráfego pago, que deve sempre andar lado a lado do SEO.
Estudar mais a fundo das técnicas de copywriting fará você aumentar consideravelmente suas conversões. Além disso, é uma forma gratuita de potencializar as suas vendas!
Minha sugestão é para que você pesquise mais sobre esse assunto, assista vídeos e comece a reparar melhor no que os maiores produtores e afiliados estão fazendo!
Você gostou de saber mais sobre o copywriting? Se você achou as informações interessantes, não se esqueça de compartilhar o post em suas redes sociais e com os seus amigos que também estejam querendo iniciar um empreendimento online!
E se você ficou com alguma dúvida, é só deixar a sua pergunta aqui nos comentários abaixo!
Espero você para o nosso próximo artigo. Até breve!