Bootstrapping: Como Empreender Por Conta Própria?

Tempo de leitura: 5 minutos

Você já ouviu falar no termo bootstrapping, e sabe o que ele tem a ver com o empreendedorismo? Na verdade, tudo!

Se você deseja se tornar um empreendedor digital, em breve ouvirá falar nesse termo.

woman 2609573 1280 - Bootstrapping: Como Empreender Por Conta Própria?

Não existe uma tradução literal para bootstrapping. Esse termo deriva do inglês, e a tradução mais próxima para ele seria calçar as próprias botas. Mas o que de fato isso quer dizer?

Quer dizer que o empreendedor bootstrapping cria o próprio negócio sem depender de nenhum investidor ou sócio. Ele mesmo é responsável pelo próprio crescimento, sem depender de qualquer tipo de ajuda.

Em um primeiro momento, isso pode soar como algo que apenas pequenas empresas fazem. Mas não é bem assim.

Apesar de muitas startups começarem dessa maneira, muitas empresas grandes que hoje dominam os seus respectivos segmentos no mercado também começaram dessa maneira.

A impressão que é passada também é que apenas empreendedores mais inexperientes optam por esse modelo de trabalho, o que também não é verdade.

Muito pelo contrário. Empreendedores com mais experiência geralmente optam pelo bootstrapping, já que eles não receberão ajuda de ninguém e precisam aprender a se virar de qualquer jeito. Para um empreendedor novo e sem experiência no mercado, essa tarefa seria bem mais complicada.

Hoje, nós vamos falar um pouco mais sobre o empreendedorismo bootstrapping e como você também pode começar o seu negócio sem depender da ajuda financeira de sócios ou empréstimos bancários.

Boa leitura!

Bootstrapping: Pode Onde Começar?

entrepreneur 593357 1280 - Bootstrapping: Como Empreender Por Conta Própria?

Se você ainda não possui muita experiência de mercado, mas mesmo assim quer começar a empreender sem qualquer tipo de ajuda financeira, eu posso dar dois conselhos para você.

O primeiro deles é para que você tenha uma jornada dupla de trabalho. Isso mesmo! Trabalhe o dobro! Empreender significa fazer alguns sacrifícios, também. Se você quiser chegar ao topo, passe dois ou três anos comendo as sobras para que possa passar o resto da sua vida comendo caviar.

Você pode focar no seu empreendimento digital e ao mesmo tempo cuidar do seu emprego convencional.

Não existe nenhuma fórmula mágica para livrar você do trabalho. Você realmente precisará fazer alguns sacrifícios.

No entanto, o seu trabalho pode ser uma excelente fonte de investimentos para o seu empreendimento online. Enquanto ele não começa a render frutos, você pode ir abastecendo com o dinheiro que receber do seu emprego.

Inclusive, é uma excelente alternativa para todas aquelas pessoas que ainda não estão seguras o suficiente para deixar o emprego (isso nem é recomendado no início, de qualquer forma).

A segunda forma de você conseguir chegar lá mais rápido é juntando mais dinheiro, o que parece óbvio.

Novamente, coma sobras por dois anos e caviar pelo resto da vida. Faça alguns sacrifícios, como abdicar de alguns prazeres, festas ou viagens em prol de um futuro melhor para você mesmo.

Vai chegar um momento em que você terá juntado o suficiente para poder começar a empreender. Mas, mesmo assim, ainda não será uma quantia grande demais, via de regra. Por isso tome cuidado com o seu dinheiro e saiba aplicá-lo corretamente.

Sem Riscos?

board 2449726 1280 - Bootstrapping: Como Empreender Por Conta Própria?

Acontece que há uma desvantagem ao juntar dinheiro suficiente para começar o seu negócio.

Como geralmente empreendedores individuais não conseguem juntar tanto dinheiro, há uma grande pressão para que não haja erros.

Mas isso sim é um erro. Empreendedores precisam errar para aprender. Não cometer erros é a pior forma de se aprender no mundo do empreendedorismo. Isso porque ninguém aprende sem errar, simples.

Bem, se você está começando ainda o seu negócio sem a ajuda externa, há alguns processos que você pode utilizar para diminuir um pouco os gastos e, quando errar, sair menos caro pra você.

A primeira coisa é para que você crie um site em WordPress. Mas por que em WP?

Porque você não precisa gastar muito dinheiro, como precisaria gastar caso contratasse um programador. Além disso, o WP é simples e prático de ser usado, e, caso no meio do caminho você queira mudar o seu nicho, basta fazer as alterações necessárias dentro do seu tema.

Além disso, você também pode economizar no espaço. Uma alternativa é trabalhar em um coworking. Coworkings são escritórios compartilhados por pessoas de diferentes áreas, o que pode ser muito vantajoso devido ao networking e a troca de informações, o que enriquecerá ainda mais o seu trabalho.

Conclusão

Além de coworkings, há mais uma alternativa para quem quer ser um empreendedor bootstrapping é utilizar incubadoras. As incubadoras geralmente são universidades que cedem espaço para startups.

Além do espaço, é cedido também parte do material necessário para que elas possam se desenvolver em estágio embrionário.

Mesmo assim, geralmente as universidades não colaboram com nenhum tipo de ajuda financeira, o que mantém a condição de bootstrapping.

Inclusive, muitas startups que hoje viraram grandes empresas começaram nessa base. Universidades do estado de São Paulo, como Unicamp, Unesp e USP já se utilizam dessa prática há bastante tempo. Pequenas, médias e grandes empresas já tiveram essas universidades como base.

Portanto, se você também busca uma forma de empreender sem qualquer tipo de ajuda financeira, não se esqueça das dicas de hoje:

  • Jornada dupla de trabalho;
  • Juntar mais dinheiro;
  • Criar um site em WordPress;
  • Utilizar um coworking;
  • Utilizar uma universidade como incubadora;

Essas foram algumas dicas de hoje para você empreender como um bootstrapping e iniciar do zero!

Conhece mais alguma dica que não foi dada aqui hoje? Deixe nos seus comentários abaixo!

Não se esqueça também de compartilhar esse post em suas redes sociais e com todos aqueles amigos que também querem começar a empreender no mundo online, mas ainda não têm dinheiro suficiente para caminhar com os próprios pés!

Espero você aqui para o nosso próximo post. Até logo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *