Tempo de leitura: 11 minutos
O que eu mais vejo hoje em dia são pessoas na internet dizendo que o e-mail marketing morreu, que o e-mail marketing isso, que o e-mail marketing aquilo.
Bem, vamos desmistificar essa história aqui hoje. Em primeiro lugar, o e-mail marketing não morreu. Ele não deixou de perder sua eficiência, embora muitas outras ferramentas vêm sendo desenvolvidas com um poder de alcance cada vez maior.
De qualquer forma, o e-mail marketing continua sendo eficiente. O problema é que muitas vezes ele não é usado da forma correta. E se todo o potencial que ele tem não for extraído, realmente, não será uma ferramenta muito eficiente.
Então, quer aprender hoje em uma guia definitivo quais são as vantagens de um e-mail marketing e como utilizá-lo? Então, fica com a gente!
Estudos estão apontando que até o ano que vem, 2019, aproximadamente 3 bilhões de usuários online utilizarão como principal fonte de comunicação o e-mail.
Contents
A história do e-mail marketing é mais antiga do que o que você imagina.
Tudo começou no final da década de 1970. Naquela época, a internet era escassa. Não existiam computadores nas casas das pessoas.
Eles eram máquinas enormes e utilizadas somente por grandes empresas. Mas mesmo assim, um conceito de e-mail marketing já começou a ser utilizado nessa época.
Gary Thuerk foi o primeiro empresário a utilizar esse modelo de ferramenta para venda. E incrivelmente, ele conseguiu somar mais de 13 milhões de dólares na época em vendas de computadores para o B2B.
Porém, isso ainda funcionava de forma muito crua. Somente alguns anos depois, na década de 1990, os e-mails marketing começaram a ser desenvolvidos de forma mais eficiente.
Até porque, foi mais ou menos nessa época que os computadores e a internet começaram a se tornar bem mais acessíveis pelo público.
No entanto, como tudo tem um lado bom e um lado ruim, o surgimento do e-mail marketing não foi diferente.
Apesar de ele ter criado um meio revolucionário na época para aumentar a conversão, trouxe também um grande problema para os usuários: o spam!
Inclusive, por esse motivo é que tantos usuários reclamam da eficácia do e-mail marketing. Porque acabam se tornando verdadeiros spammers por não saberem utilizar corretamente a ferramenta.
Muitas regras surgiram:
Com isso, muitas regras acabaram surgindo por convenção, para que a ferramenta não passasse a ser mal utilizada.
Alguns anos mais tarde, em meados de 2000, empreendedores perceberam que não bastava enviar e-mails sem conteúdo e técnicas.
Um e-mail era um simples e-mail, e não chegava nem perto do potencial que um e-mail marketing pode ter para converter em vendas.
Assim, muitas regras de boas práticas começaram a ser criadas para que ele se tornasse a ferramenta que é hoje.
Claro que a tecnologia teve um peso grande nisso. O surgimento de redes, mídias sociais, aparelhos mobile e tantas outras modernidades tiveram uma grande influência no poder dos e-mails marketing.
Porém, se basear somente por redes sociais não é o suficiente.
Por Que Usar E-mail Marketing Pode Ser Tão Vantajoso?
Dê uma boa procurada pela internet, e o que você mais vai encontrar são pessoas falando que o e-mail marketing está morrendo, seu uso está decaindo e ele já não é mais tão eficiente.
Mas isso não é verdade.
São centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo que usam e-mails todos os dias, seja para uso pessoal ou para trabalho.
É claro que você já deve ter ouvido (ou ainda vai ouvir muito) que as redes e mídias sociais desbancaram o e-mail marketing, e que elas tomaram o seu lugar.
Bem, de fato, o poder de alcance das redes sociais é enorme. Mas a proposta é bem diferente. Elas abordam um público de forma muito mais pessoal e informal e sem qualquer tipo de compromisso.
É normal que as pessoas acompanhem com menos afinco o conteúdo das redes sociais. Já em relação ao e-mail marketing, a coisa funciona de forma diferente. A pessoa sente certa obrigação em acompanhar todos os dias a sequência de e-mails enviados.
Dito isso, podemos citar abaixo 3 ótimas vantagens e motivos pelos quais você também deveria começar a utilizar essa excelente ferramenta de marketing digital para aumentar seu poder de conversão.
-
Mobilidade
Um e-mail marketing é uma das formas mais rápidas de se atingir um público alvo. Assim que o disparo de e-mails é efetuado, a pessoa recebe em sua caixa de entrada em poucos instantes.
Além disso, um e-mail pode ser conferido a qualquer hora do dia, seja em casa, no trabalho, ou na rua, através dos aparelhos mobile. Por esse motivo, é extremamente importante que você invista em e-mails para múltiplas plataformas.
Dos usuários conectados à internet no Brasil, mas de 60% utilizam celulares para acessar a internet. Não investir na produção de e-mails voltados para esse tipo de plataforma pode ser um grande erro, e você certamente estará perdendo uma boa parcela de um grande público.
-
Baixo Custo de Investimento
Produzir um e-mail marketing é algo que sai praticamente de graça para o seu bolso. Você não precisará investir grandes quantias de dinheiro, pelo contrário.
Bem, se pensarmos na produção em si do corpo do e-mail, você não precisará gastar um centavo.
Porém, dependendo do número de contatos da sua lista, justifica pagar pela automação dos e-mails, através de um autoresponder.
Esse tipo de ferramenta é responsável não somente pelo envio automático, mas também pela organização de qual e-mail deve ser enviado em qual momento.
Mais hora menos hora você precisará investir nisso, porque a tendência é que sua lista de e-mails passe a crescer ao longo do tempo.
De qualquer forma, durante um tempo você não precisará gastar nada. E o mais incrível é que mesmo sendo algo praticamente gratuito, os ganhos que um e-mail marketing pode render são muito altos.
E, claro, tudo isso é feito de forma rápida, ágil, sem a necessidade de um espaço físico, sem a necessidade de imprimir qualquer tipo de arquivo, e tudo isso acaba barateando demais os custos.
-
Cria Engajamento Com o Cliente
O uso do e-mail marketing é uma excelente forma de criar um maior engajamento entre você e o cliente.
E nem é preciso pensar muito a fundo em estratégias. Se coloque um minuto no lugar do cliente.
Quando você pensa em comprar uma roupa, por exemplo, no que você pensa? Na C&A? Hering? Riachuello?
Ou, quando você pensa em comer um hambúrguer, qual lugar vem mente primeiro? McDonald’s, Bob’s ou Burguer King?
Independente de qual seja a sua primeira escolha, esses nomes já vêm à sua cabeça quase que de forma instantânea.
E é exatamente isso que o e-mail marketing faz com o cliente.
Aos poucos, ele passa a criar uma identidade cada vez mais forte para o cliente.
Ou seja, daqui algum tempo, quando ele precisar comprar algum produto, recomendar um blog ou mesmo pesquisar por algum tipo de conteúdo, é no seu nome que ele vai se lembrar.
Porém, só o uso de e-mail marketing não resolve isso. É muito importante que você também cuide muito sempre da nutrição dos seus leads. E como já falamos muitas vezes, a melhor forma de você resolver isso é através da produção de conteúdo de qualidade para o seu blog.
Construindo a Sua Base
Você pode ter uma excelente criatividade para escrever e produzir os melhores e-mails, ainda assim não conseguir o retorno esperado.
Você precisa, antes de qualquer outra coisa, construir uma base sólida.
E como você faz isso?
Seguindo algumas das dicas abaixo!
A primeira e mais importante dica é para que você crie e sempre mantenha atualizado um blog.
Afinal, se você quer os dados dos seus leads, eles merecem ter algo em troca, certo? E nada melhor do que um excelente conteúdo que possa resolver seus problemas.
Ao criar o seu blog, é importante que você mantenha alguns critérios sempre muito bem alinhados, como, por exemplo, produção de conteúdo de acordo com as expectativas da sua persona, otimização da plataforma com SEO On-Page e SEO Off-Page.
Você pode simplesmente começar esse trabalho do zero, como também pode estipular uma parceria com algum blog já consolidado no ramo e trabalhar com o famoso guest post, onde vocês podem trocar a produção de conteúdo. Essa é uma forma simples de você “roubar” parte do tráfego do outro blog.
Na verdade, tomar emprestado seria um termo mais apropriado para essa situação!
Outra forma interessante de você construir essa base é através do uso da Newsletter.
Esse tipo de ferramenta funciona de forma simples. Ela sempre atualiza seus leitores sobre todas as novidades presentes no seu blog, seja um novo vídeo, um novo artigo, uma nova ferramenta ou alguma nova isca digital, como um e-book, por exemplo.
E como muitas vezes seus clientes não irão pesquisar as novidades do blog por conta própria, seria interessante deixar um aviso no e-mail através da Newsletter.
Agora, é importante também que você tenha plena consciência do que não deve ser feito.
O primeiro e um dos mais graves erros que você jamais deve cometer é comprar uma lista de e-mails pronta.
E apesar de ser um erro grave, muita gente ainda faz isso. Como elas não têm paciência para começar um negócio do zero e fazer aquele trabalho de formiguinha, acaba sendo mais fácil comprar a lista. Porém, isso pode colocar o seu negócio em risco facilmente.
Isso porque além de não ser nada ético com os clientes, nenhum resultado efetivo vai aparecer, porque essas pessoas não estão procurando pelo seu produto. Você não pode simplesmente chegar para alguém que não está interessado no que você oferece e obrigar ela a comprar a qualquer custo.
Isso pode acabar gerando também uma propaganda negativa do seu nome. E, como bem sabemos, uma propaganda negativa roda 10 vezes mais rápido do que uma positiva.
Outro erro que você não pode cometer é não deixar de avisar a pessoa que ela pode retirar seu cadastro a qualquer momento.
Um leitor pode querer de parar de ter contato por qualquer motivo, seja porque ele está incomodado com a frequência de envio dos e-mails, seja porque ele realmente perdeu interesse no seu produto, ou até mesmo porque naquele momento ele não pode ou não quer realizar a compra.
Por isso, você deve necessariamente incluir a opção de optout nos seus e-mails, que permite com que o usuário cancele sua inscrição. Isso entra nas regras de boas práticas para quem utiliza e-mails marketing. Portanto, não deixe de utilizar nos seus também.
Outro erro comum que você deve sempre evitar a fim de não perder clientes à toa é segmentar o conteúdo de acordo com a lista.
Veja: uma pessoa pode comprar um produto que ensine como ganhar dinheiro na internet por diversos motivos, seja porque ela quer uma renda extra, porque ama essa área ou porque perdeu o emprego recentemente.
Dessa forma, você precisa criar um conteúdo específico de acordo com o que cada pessoa quer. E não somente isso, mas também somado ao fato de que algumas pessoas acabaram de se inscrever na sua lista, outras já estão prontas para comprar.
Por isso, você precisará fazer um trabalho massivo para descobrir o que cada um precisa.
A utilização do e-mail marketing é uma estratégia que definitivamente não deve faltar no seu arsenal.
Por isso, convido você a conhecer melhor o Fórmula Negócio Online. É só clicar aqui para conhecer todas as vantagens sobre o melhor curso voltado para o empreendedorismo online!
Clicando aqui, você também descobrirá como criar o seu negócio online através do e-book “Guia Definitivo Para Criar Seu Negócio Online”, escrito pelo próprio Alex Vargas, o idealizador do programa.
E, se você precisar conferir de perto o que estão dizendo sobre o curso, clique aqui e confira centenas de depoimentos de pessoas que resolveram dar um voto de confiança ao Alex e mudaram suas vidas!