Tempo de leitura: 6 minutos
Presente no Brasil desde 2012, este mercado tem se tornado cada vez mais rentável e interessante para as empresas que trabalham com vendas online e que desejam alcançar mais pessoas, vender mais produtos e principalmente, consolidar sua marca no meio digital, assim, Como integrar seu e-commerce ao marketplace
Os marketplaces geralmente são, sites bastante conhecidos pelos compradores e que já possuem, de certa forma, um alto tráfego orgânico.
Por isso, se um e-commerce divulgar seus produtos em uma dessas plataformas, é garantido que essa marca terá uma maior exposição na internet.
Pensando nisso, muitos donos de e-commerces têm integrado seus negócios a essas plataformas.
A possibilidade de integrar um e-commerce a um marketplace é tentadora, mas deve ser muito bem pensada.
Assim, antes de ser colocada em prática, pois existem vários pontos que devem ser analisados para ter certeza de que essa prática será rentável ou não.
Contents
Quer aprender como integrar um e-commerce com o marketplace? Então leia nosso artigo abaixo.
Atenção: e-commerce não é a mesma coisa que marketplace
Assim, antes de lhe ensinar tudo o que você precisa saber sobre como integrar o seu e-commerce a um marketplace, vamos explicar qual é a diferença entre as duas terminologias.
O e-commerce nada mais é do que sua loja virtual, com domínio próprio, com o nome que você escolheu e onde você faz a venda de seus produtos.
Pois, é no e-commerce que você cuida da parte administrativa de sua loja, desde os produtos que irá vender até os valores que irá cobrar.
Agora, os marketplaces são como os shoppings, só que virtual.
São eles que reúnem em seu site as mais diversas marcas e uma variedade de produtos de todas as categorias possíveis.
Alguns exemplos de marketplaces são: Magalu, Casas Bahia, Elo7, Mercado Livre, Amazon e Dafiti.
Conclusão: e-commerce é a sua loja virtual e o marketplace é o shopping online onde seu negócio/ produto ficará exposto para atrair mais clientes.
Como fazer a integração de um e-commerce ao marketplace
Antes de começar a sua integração nos marketplaces, é necessário seguir alguns passos para que sua experiência seja positiva e para que você tenha bons retornos. Confira os passos abaixo:
Faça uma pesquisa sobre os marketplaces
Portanto, antes de integrar o seu e-commerce a um marketplace, é necessário que você faça uma pesquisa sobre os modelos existentes, coletar dados sobre eles e verificar se os mesmos se encaixam nas necessidades do seu negócio.
Isto significa que você analisar e avaliar se os seus produtos se condizem com as categorias que o marketplace disponibiliza, e se o público que consome daquele site é o mesmo que seu público alvo e por aí vai.
Entre em contato com os marketplaces selecionados
Feita a pesquisa, é hora de entrar em contato com os marketplaces selecionados para pedir informações sobre os tipos e o modelo de parceria que eles oferecem.
Geralmente, os marketplaces enviam aos donos dos e-commerces uma lista com os pré-requisitos que eles devem ter para se associar.
Caso aquele modelo seja o que você está esperando, é necessário responder ao contato do marketplace que você tem interesse e assim ele disponibilizará as informações para que a integração ocorra.
Verifique como fazer a integração da sua plataforma no marketplace
O próximo passo é verificar se a plataforma em que seu e-commerce está hospedado possibilita a integração do seu site com o marketplace que você integrá-lo e como isso deve ser feito.
Por tanto, se seu site é de algum provedor específico, entre em contato com os fornecedores da mesma para saber como prosseguir com a integração.
Vale lembrar que algumas plataformas oferecem o serviço de integração gratuita, enquanto outras cobram para desenvolver esse serviço.
Também há a opção de contratar uma empresa especializada nos serviços de integral para te ajudar com essa tarefa.
Esse método com certeza irá lhe gerar um pequeno gasto, porém, ele também lhe trará benefícios interessantes.
Uma das principais vantagens de se contratar uma empresa para fazer a sua integração, é que assim, você terá a possibilidade de gerenciar em apenas um espaço, todas as suas vendas: tanto as vendas do seu site quanto às vendas que acontecerem no marketplace
Cadastre seus produtos no marketplace
Depois de realizar todo o seu processo de integração na plataforma, chegou a hora de cadastrar seus produtos no site.
É importante estar sempre atento na hora de cadastrar seus produtos, afinal, saber fazer a cauterização da maneira correta e elaborar uma descrição a mais completa possível, fará com que seu produto seja mais interessante para os seus compradores.
Insira na descrição informações que serão relevantes aos compradores, como: cor, tamanho do produto, voltagem, material utilizado para fabricá-los etc.
A sua descrição deve sanar todas as dúvidas dos seus futuros clientes, garantindo assim, maior chance da venda ser efetuada.
Monte uma página de pagamento simples
Plataformas integradas e produtos cadastrados, vamos a parte dos pagamentos!
Geralmente, quando um e-commerce se integra a um marketplace, é essa plataforma quem disponibiliza as formas de pagamento e os métodos.
Por isso, é importante sempre verificar se o marketplace trabalha com gateways que simplificam o checkout dos usuários.
Verifique se eles oferecem opções diversas para pagamento da compra, como: cartão de crédito, débito, boletos e pix.
É importante que a sua aba de pagamento seja simples e eficaz, por que a dificuldade de realizar um pagamento de um produto é uma das maiores responsáveis pelas taxas de abandono do carrinho.
Os gateways, além de facilitar a hora da compra, também garantem mais segurança na efetivação das transações online, diminuindo o risco de crimes eletrônicos.
Organize o seu processo de entregas
Por último e não menos importante: organize as suas entregas.
Mesmo sendo parte do marketplace agora, a responsabilidade de entrega continua sendo sua.
Assim sendo, é bom que você se organize para fazê-las com qualidade e dentro dos prazos estipulados.
Faça sempre uma gestão de seu estoque e seja o mais rápido possível em suas entregas.
Disponibilize sempre o valor atualizado do valor das suas entregas, para que o cliente tenha sempre noção de quanto pagará para receber o produto.
Tenha uma boa internet para conseguir gerenciar seu negócio
O último passo para garantir uma boa integração de plataformas é você ter uma boa internet banda larga para gerenciar seu negócio.
Afinal, tudo acontecerá online, nada é mais importante do que ter uma boa internet para conseguir gerenciar seu negócio.
Por isso, que tal conhecer os “planos da SKY” Internet? Ela irá te garantir um sinal estável e ágil, para que você possa fazer tudo com qualidade e sem se estressar.
A “SKY” Internet é a melhor opção para aqueles que estão investindo em e-commerces.